MENSAGEM DA PRESIDENTE

Caros membros e amigos do DEMHIST

Bem-vindos ao ICOM-DEMHIST e ao nosso website. Somos o comité internacional para as casas históricas e casas-museu dentro do ICOM – Conselho Internacional dos Museus. A comunidade DEMHIST ronda os 600 membros, entre os quais profissionais de casas-museu, investigadores independentes, estudantes, interessados no tema e voluntários de todas as regiões do mundo.

Juntos, procuramos não só defender as casas-museu, mas também desenvolver programas colaborativos mais alargados que permitam o contacto entre profissionais e os inspirem para a valorização das unidades museológicas, casas-museu ou museus de outras tipologias, onde desenvolvem a sua atividade, no sentido de criarmos um mundo melhor.

As casas-museu históricas abrangem uma ampla variedade de estruturas, desde pequenas casas agrícolas até aos mais emblemáticos palácios. Estas unidades museológicas, quer tenham surgido como residências privadas, edifícios religiosos, estruturas públicas ou palácios reais, permitem-nos construir histórias e narrativas complexas que enquadram a nossa comunidade e sociedade. Embora nos detenhamos especialmente na micro-história e nos complexos contextos incorporados nas coleções e nas próprias casas-museu, estas narrativas refletem ao mesmo tempo as macro-histórias, das famílias, comunidades ou países. As casas e as vidas dos nossos antepassados recordam-nos que somos elos integrantes de um fio permanente do tempo e espaço, responsabilizando-nos pelo futuro.O DEMHIST convida os estudantes e profissionais de museus, incluindo diretores, curadores, educadores, investigadores/pesquisadores, conservadores, freelancers e voluntários para se juntarem a este comité internacional – uma rede que se quer constituída pela diversidade cultural, diferentes perspetivas, circunstâncias e abordagens de trabalho. A nossa missão centra-se na promoção do diálogo que potencie o respeito e a compreensão mútua. Unidos pela nossa paixão pelos museus e pela valorização das Casas-Museu no mundo de hoje, partilhamos um objetivo comum.O DEMHIST acompanha o ICOM procurando enquadrar-se no seu plano estratégico, focando-se no alcance global e na diversidade, na sustentabilidade e procurando soluções museológicas viáveis para a sustentabilidade climática. Este é um processo dinâmico e seus contributos são fundamentais. Aguardamos ansiosamente as suas ideias com vista ao desenvolvimento do comité, que permita expandir o número de membros e o seu alcance, proporcionando oportunidades de aprendizagem eficazes e aprofundando o nosso conhecimento coletivo. As suas sugestões não são apenas bem-vindas, mas vitais para o nosso crescimento.

Se tem ideias, quer para conferências, cursos de formação, encontros de grupos nacionais ou outras, partilhe-as connosco. Agradecemos as vossas sugestões.

Somos mais que um comité, somos uma rede. Apresento um caloroso convite para que se juntem a nós e para ativamente contribuírem para esta comunidade, fazendo-a sua.

Bem-vindo ao DEMHIST

Timna Seligman
Presidente do DEMHIST
chair.demhist@icom.museum

X